Thursday, December 08, 2011

Risco: o perigo no traço

sangue-ígneo
2011, lona tratada e queimada com "espada", 220x150 cm
.
.
detalhe
detalhe
.
.
.
.

Minha pesquisa apontou para o RISCO. Percebi a íntima relação entre meu projeto poético e a Guerra de Espadas” - manifestação cultural que ocorre em minha cidade natal, Cruz das Almas, recôncavo baiano.

Durante os festejos juninos, parte da população sai às ruas para "duelar" em demonstrações de coragem empunhando um artefato muito peculiar feito com bambu, argila e pólvora, as chamadas "espadas de fogo".

Passei a utiliza-las como instrumento de riscar, produzindo meus atuais desenhos. Nesta postagem, uma pequena prévia dos resultados que estou obtendo.

"Espadas" de Cruz das Almas

Monday, December 05, 2011

Antologia Rabisco

No dia 10 de dezembro (sábado), a partir das 18h30, a comic shop e Galeria RV Cultura e Arte, receberá o lançamento da Antologia Rabiscos de Desenho e Arte Contemporânea.
O livro apresenta seleção de trabalhos de sete jovens artistas baianos que transitam entre diversas linguagens gráficas, tendo como expressão principal o desenho. Foram escolhidos quatro artistas provenientes do interior da Bahia – Marcio Junqueira, Don Guto, Carol Belmondo e Zé de Rocha – e três desenhistas soteropolitanos – Daiane Oliveira, Bruno Marcello e Davi Caramelo.
Uma prévia da edição pode ser vista aqui: http://issuu.com/roteirizandohq/docs/rabiscos_cor
O lançamento contará com exposição e presença dos artistas da edição, além de uma oficina de desenho do artista Zé de Rocha. As inscrições para a oficina serão feitas até o dia 04 de dezembro através do blog www.antologiarabiscos.wordpress.com e a aula acontecerá na tarde do sábado, 10 de dezembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Campus Ondina)

Jogos de Retaliação

Jogos de Retaliação, carvão (muito carvão!) s/ papel,
200X150cm
Um pouquinho do que estou descobrindo através do curso de mestrado.
(Além de toda ansiedade e preocupação de não dar conta de tanta coisa em tão pouco tempo!)
Nesta postagem, a primeira depois de mais um longo período sem publicar nada, o resultado apresentado na exposição "Quereres", coletiva com os colegas de curso.
detalhe
detalhe

Tuesday, September 13, 2011

Quereres

.
Estou sumido. Não é à toa!
Estou focado na minha pesquisa de mestrado. Os primeiros resultados da minha turma podem ser conferidos a partir do dia 16 de setembro na coletiva "Quereres". A curadoria é do professor Eriel Araújo.

Thursday, March 03, 2011

ILUSTRAÇÃO

2011 começou bem! Realizei a ilustração de capa da versão impressa do Guia do Ócio. Esta publicação é organizada pelo jornalista Antônio Moreno e "desde 2000 pode ser encontrada em bancas de revistas, livrarias, lojas de conveniências e nos principais hotéis da cidade. É adquirida por turistas, mas também por baianos, que assim podem se programar em relação à efervescente programação cultural da cidade ou conhecer melhor os seus atrativos."

BED BOX

BED BOX (ou Cama Box) foi exposta no XIII SALÃO MUNICIPAL DE ARTES PLÁSTICAS DE JOÃO PESSOA - SAMAP como o desenho/gravura/escultura visto nas imagens desta postagem. Mas o projeto só se realizará completamente como uma instalação composta por um total de 15 ou mais dessas peças dispostas de modos diversos. São “colchões” confeccionados pelo empilhamento de placas de papelão, com rodas articuladas possibilitando mobilidade. Na face superior, imagens serigrafadas que representam o próprio autor dormindo em diversas posições e coberto por jornais velhos, como fazem os moradores de rua. Ao percorrer o centro da capital baiana, inevitavelmente convivemos com gente que dorme ao relento sobre improvisadas camas de papelão. O sociólogo suíço Zigmunt Bauman denomina essas pessoas de "refugo humano" ao escrever sobre a produção de lixo como uma das principais características do período em que vivemos.

Odiamos essas pessoa porque sentimos que aquilo que elas sofrem diante de nossos olhos bem pode se mostrar, e muito em breve, um ensaio de nosso próprio destino. Fazendo o possível para afastá-las de nossas vidas – recolhê-las, trancá-las em acampamentos, deportá-las –, pretendemos exorcizar esse espectro.” (Zygmunt Bauman, Vidas Desperdiçadas, p. 158)